Como Se Concentrar Na Hora De Estudar

A falta de concentração na hora de estudar é um problema que muitos estudantes passam, felizmente tem solução.

Você quer se concentrar? Elimine as distrações. A falta de concentração acontece por causa das distrações. E nesse artigo você vai aprender como eliminá-las.

Existem dois tipos de distrações, as externas e as internas. As distrações internas são aquelas que são relacionadas a você e as distrações externas são aquelas relativas ao ambiente que você está.

Abaixo mais detalhes sobre cada uma e como se livrar delas.

Distrações externas

São exemplos: televisão, celular, cadeiras que não são confortáveis, outras pessoas, barulho, pessoas conversando, entre outras coisas.

É por isso que todo mundo recomenda encontrar um local em silêncio, onde pessoas não conversam e não tenha barulho. Esse lugar tem que ser iluminado e com uma temperatura adequada. Imagina estudar no calor e escuro? Não dá.

Caso na sua cidade tenha uma biblioteca, essa é uma boa solução de local de estudo.

Quando for estudar tenha a sua disposição todo o material que você vai precisar.  Ficar levantando toda hora para buscar alguma coisa que está faltando tira o foco no que você estava fazendo, e muitas vezes é difícil recuperá-lo.

Além disso. Deligue o telefone. Coloque no modo avião. Desliga o Wifi. Não usa. Essa é uma das maiores distrações. Do nada, você está entrando em uma conversa num grupo de whatsapp ou olhando memes no facebook e acaba perdendo muito tempo.

concentrar na hora de estudar
Figura 1: Deixe o celular de lado na hora de estudar.

Distrações internas

Como dito acima, estas são relacionadas a você, ao seu corpo. Exemplos desse tipo de distração: preguiça, fome, cansaço, desinteresse, ansiedade, material de estudo intimidador, preocupações pessoais. E por ai vai…

Portanto, planeje estudar quando você está mais esperto. Descubra qual é o seu horário.

É de manhã?

De tarde? De noite?

De madrugada?

É você que sabe. Cada pessoa é diferente.

Claro que se, por exemplo, você trabalha e só tem um horário para estudar, você não tem escolha e tem que ser nesse horário mesmo.

Isso tem relação com o sono também. Durma o suficiente para estar descansado e conseguir se concentrar e realizar suas tarefas. Estudar quando você está muito cansado é uma perda de tempo. Com uma noite bem dormida, além da concentração, sua retenção vai melhor muito.

concentrar na hora de estudar
Figura 2: É importante estudar quando estiver descansado.

Outro ponto a ser abordado é quando você começa a vaguear. Você imagina um monte de coisa na sua cabeça, uma treta que teve, inventa histórias, começa a pensar numa coisa que aconteceu ontem. Tente ficar ciente de quando esse tipo de pensamento invadir sua cabeça, assim você poderá eliminá-lo. Isso só depende de você.

Isso acontece também por que os estudantes não têm planos de estudos.  Eles ficam se perguntando “Estudo matemática? Mas amanhã não tem matemática. Português tem amanhã?”. Quando você tem um plano e sabe o que tem que estudar, você não perde tempo fazendo esse tipo de pergunta, você vai lá e estuda.

Quando aquela disciplina que é bem difícil e desencoraja qualquer um, a dica é dividir a matéria e ir estudando por partes, devagarinho. Comemore cada parte como uma vitória e lembre-se do ditado: é de grão em grão a galinha enche o papo.

Se o que tiver distraindo você forem problemas pessoais, o que deve fazer é resolver esses problemas.  Procure conversar com alguém que possa te ajudar: seu pai, sua mão, um amigo, um parente.

Conclusão

Bom, essas foram as dicas para se concentrar melhor. Elas são bem simples e aposto que você já conhecia algumas delas. Agora o que você tem que fazer é implementá-las.

Não esquece de deixar um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *